sábado, 21 de abril de 2012

LIÇÃO 04 - Evangelização X Confiança



M.V. – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem”. Hb 11: 1.

V.A. – Aceitar o desafio missionário implica fé, confiança e compromisso com Deus.

INTRO
Abraão era um dos filhos de Tera e neto de Naor, que vivia em Ur dos Caldeus. A Chamada à fé genuína ocorreu quando Abraão vivia entre o povo semítico. Ele que migrou e se estabeleceu em Ur dos Caldeus, que era uma civilização bastante desenvolvida para a sociedade da época, localizada ao norte da Mesopotâmia. Por ser rica e desenvolvida, possuía um grande fluxo de pessoas. Por isso, havia na cidade, uma grande variedade de ídolos e divindades pagãs. Ur saturava o politeísmo sumeriano da região. Por algum tempo, esses bons semitas sincretizaram o Deus da Criação com o episódio do dilúvio de Noé, e os associavam aos deuses locais, em particular, o deus da lua. Deus olhou dos altos céus e decidiu convocar um homem chamado Abraão, que habitava em meio a esse cenário de idolatria. Alguns relatos afirmam que seu pai Tera, era fabricante de imagens e que Abraão, era financeiramente estabilizado. Ao ouvir a voz de Deus, Abraão renunciou suas riquezas e obedeceu ao Senhor, aceitando o seu chamado. Mais tarde, devido a sua fé Deus mudou o seu nome de Abrão para Abraão. A Bíblia menciona Abraão como “amigo de Deus”, Is 41: 8.

1.    Que chamado desafiador!
2.    Dificuldades para o cumprimento do chamado missionário
3.    Adorando a Deus em todo tempo

CONCLUSÃO
A partir do estudo da lição de hoje, pode-se dizer que o chamado de Deus, apesar de ser desafiador e trazer riscos, é recompensador, pois traz ao cristão a oportunidade única de desfrutar da fidelidade de Deus.
E ao se quebrar vínculos, não significará estar sem proteção no mundo, porque assim como Abraão, o pai da fé, obteve o auxílio de Deus em suas peregrinações, cada um, em particular, experimentar a providencia divina. Então, mãos à obra, e vamos proclamar em adoração o nome do Senhor com a mesma autoridade e fé de nossos antepassados.

PONTO FINAL
Aquele que evangeliza desempenha a obra de um missionário. Evangelizar é dar prova da capacidade que temos ou não de absorver o propósito de Deus em salvar a todos os que crêem em Cristo. É uma atividade honrosa e a mais digna dentre todas, pois a Bíblia diz: “Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas...”, Is 52: 7!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"