sábado, 14 de abril de 2012

LIÇÃO 03 - Começando a Aula



OBJETIVO: Levar o aluno a conhecer a ação do Espírito Santo na obra missionária.

REFERÊNCIAS: Joel 2: 28, 29; Atos 13: 1-4.

PREPARANDO A LIÇÃO
Inicie a aula com uma dinâmica a fim de atrair a atenção dos alunos para o tema a ser tratado na lição. Providencie folhas de papel ofício e distribua aos alunos. Em seguida, anote no quadro ou em folha de cartolina, algumas referências bíblicas relacionadas ao assunto da lição, mostrando o Espírito Santo como o agente da evangelização. Exemplos: Is 61: 1; Lc 1: 35; Lc 11: 13; Jo 14: 26; At 1: 8; Rm 5: 5, entre ouros. Incentive o raciocínio e o entendimento dos adolescentes sobre o assunto tratado, pedindo-os para formarem grupos e lerem as referencias bíblicas, para em seguida, responderem perguntas como:
Quem é o Espírito Santo?
Qual a sua origem?
Como Ele age?
Em favor de quem?

Peça-os para falarem sobre o que compreenderam dos textos bíblicos e ajude-os a formarem uma opinião sobre o Espírito Santo e missões, coerente com a Bíblia. Mostre-os a importância do Espírito Santo no convencimento, na regeneração da vida de cada pessoa e nos propósitos de Deus para cada um dos seus servos.

INTRODUÇÃO
O Espírito Santo é o Mestre e guia do cristão. Ele está sempre ao lado do crente para auxiliá-lo em sua caminhada espiritual. Desde o Antigo Testamento o Espírito Santo é conhecido como Aquele que caminha na história da humanidade. Ele é o doador de poder, e o regenerador, através do qual os homens e mulheres podem ser transformados. O Espírito Santo é dinâmico e realiza a obra de Deus em sua plenitude, convencendo o homem do pecado do juízo e da justiça, Jo 16: 8. E necessário que o crente mantenha permanente comunhão com Ele, através de uma vida de oração, santidade e obediência a Deus. É Ele quem revela a vontade do Senhor para vida do homem e realiza obras profundas em seu íntimo, Jo 16: 13. Através de suas obras na vida do crente, o nome de Jesus é glorificado em todos os aspectos da vida humana. O Espírito Santo é o “doador de poder” que o crente necessita para ser salvo e divulgar a outros a mensagem da Salvação.

PONTO DE CONTATO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, com natureza e essência divina. Como Pessoa Ele possui sentimentos, vontade e poder de decisão. É o Espírito Santo que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo, Jo 16: 8. Ele está no comando da “dispensarão da graça”, ou seja, a “dispensarão da Igreja”. Ele é conhecido como o “parácleto” divino. “Parácleto” (no grego) ou “advocatus” (no latim), que significa “alguém chamado para ficar ao lado de outra pessoa”, com o intuito de ajudá-la em qualquer eventualidade. É a mesma palavra usada para “advogado” cuja função é intercede pelo acusado, legitimamente, diante do juiz. O Espírito Santo intercede pelos salvos com gemidos inexprimíveis diante do Juíz Supremo: Deus, Rm 8: 26. O Espírito Santo é o “outro Consolador” mencionado por Jesus , enviado por Ele para revelar o próprio Cristo à Igreja e para equipá-la em sua missão de alcançar os perdidos, Lc 24: 49; At 1: 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"