sábado, 15 de outubro de 2011

LIÇÃO 03 – Propósito com a Santificação


M. V.: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito , e alma, e corpo sejam plenamente conservados íntegros e irrepreensíveis...”, 1Ts 5: 23

V. A.: O propósito da santificação está diretamente relacionado com a salvação da humanidade, através da fé no sacrifício de Jesus Cristo.

OBJETIVO: Saber que a santificação é um requisito indispensável ao cristão, pois Deus é Santo e nos criou para sermos participantes de sua natureza.

INTRO
Santificação é uma palavra derivada do termo santidade, (Gr. hagnos), que significa puro, santos, limpo. Ser “santo” é adquirir a essência de Deus. É procurar ser digno de Deus. “Santificação” (Gr. hagiasmos), é “tornar santo”, “consagrar”, “separar do mundo” ou “do pecado”. Para nos tornarmos santos, é preciso passar por um processo de crescimento espiritual contínuo, que é a santificação. Na verdade, santificação é o processo pelo qual as pessoas que servem a Deus com sinceridade vivenciam ao abandonar seus maus hábitos, sua vida velha, cheia de malícia e pecados e se tornam cada vez mais semelhantes a Cristo. A Bíblia diz que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12: 14). Deus é Santo e exige santidade do seu povo. Este é o requisito fundamental para Seu povo. Este é o requisito fundamental para aqueles que desejam viver com Ele aqui e na eternidade (1Pe 1: 15). Portanto, não deixe de considerar esse aspecto, pois é o requisito principal para aqueles que decidiram servir ao Senhor. A santificação exige separação das coisas pecaminosas e desagradáveis a Deus.

1.    Buscando a santificação
2.    É preciso se afastar do mal...
3.    Jovens decidem santificar-se a Deus!

CONCLUINDO
O propósito fundamental da santificação é produzir um caráter semelhante ao de Cristo em nós. Para isso, é preciso ter a mente transformada. A palavra de Deus nos exorta a termos uma mente renovada a cada dia e não tomarmos a forma do mundo (Rm 12: 1,2). Portanto, não despreze o fato de ser um adolescente para fazer o que Deus deseja: que você seja consagrado e viva para Ele. Parafraseando 2 Co 6: 15-18: “Ó adolescentes, dêem o vosso coração para Deus; tenham uma vida separada, uma vida pura. Deus quer que vocês se afastem dos impuros, os que praticam as obras da carne, que se manifesta na prostituição, na impureza, na idolatria, na inimizade, na ira, na inveja, nos homicídios e coisas semelhantes”. Fujam disso, pois o templo do Deus vivo são vocês. Esse é o bem mais valiosos que podemos almejar: sermos dignos do preço que Jesus Cristo pagou por nossa Salvação!

PONTO FINAL: A santificação pode ser entendida como a implantação da natureza e do caráter divino em nós, a fim de sermos participantes da santidade de Deus. Portanto, obedecer ao mandamento de Deus de “ser separado do pecado” não é uma opção, mas uma ordem!


Auxílio para a sua aula:
                     Começando a aula (Betel)
                     Roteiro Dinâmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"