sábado, 15 de outubro de 2011

COMEÇANDO A AULA – Lição 03



OBJETIVO: Saber que a santificação é um requisito indispensável ao cristão, pois Deus é Santo e nos criou para sermos participantes de sua natureza.

REFERÊNCIAS: 1 Pedro 1: 13-16 / Efésios 4: 22-24

PREPARANDO A LIÇÃO
Distribua folhas de papel para os alunos e peça-lhes para observarem. Estarão limpas e perfeitas. Explique que a folha representa a nossa vida após aceitarmos Jesus Cristo como Salvador. Pergunte se eles conhecem alguém que seja perfeito. Reitere que ninguém é perfeito, mas somos purificados por Deus ao sermos salvos por Jesus. Em seguida, peça para citarem algumas situações que o cristão enfrenta, mesmo buscando viver em santificação (não é necessário relatarem experiências pessoas, apenas situações comuns aos adolescentes em geral). Explique que ao sermos tentados não pecamos, mas ao cedermos às tentações, sim. À medida que você for falando, amasse a folha de papel e apresente-a à turma para demonstrar o que acontece quando o cristão não vive conforme os princípios de Deus. Diga-lhes que da mesma maneira, a vida maculada pelo pecado apresenta marcas. E, estas marcas podem ou não ser apagadas. Se houver arrependimento sincero, o Senhor Jesus nos perdoará e nossa vida será renovada (mostre uma folha de papel nova). Leia com a turma 1 João 1: 7. Somente o sangue de Jesus poderá nos purificar de todo pecado e nos tornar uma nova criatura. Ore com a turma pedindo ao Senhor forças para viver em santificação diante de Deus a cada dia.

INTRODUÇÃO
A Bíblia e a infalível palavra de Deus. Nela estão escritas as verdades absolutas sobre a pessoa de Deus e Sua vontade em relação a Sua perfeita criação e todos os princípios para que a as pessoas tenham uma vida pura e santa, segundo a natureza divina. Todo cristão dever ter o desejo sincero de agradar a Deus em todos os aspectos, principalmente, no que se refere à santificação, pois esta nos faz ser aceitos por Deus. Faça um círculo com os alunos e leiam as referências (1 Pedro 1: 13-16 / Efésios 4: 22-24). Mostre a importância de escolherem viverem de acordo com os princípios imutáveis da palavra de Deus, pois estes os conduzirão por caminhos de bênçãos e santidade diante do Senhor. E, isto fará a total diferença em todas as áreas de suas vidas.

PONTO DE CONTATO
A santificação é essencial na vida cristã. Quem deseja se aproximar cada vez mais do Senhor deve estar atento a sua maneira de viver, tendo o cuidado de que esta esteja coerente com a vontade de Deus. Os filhos de Deus desejam ser semelhantes a Ele, e por ele serem abençoados. Portanto, não se descuide em estudar profundamente o assunto, para poder explicá-lo com praticidade aos alunos. Jamais permita que termos teológicos, versículos bíblicos pré-selecionados, sejam lançados todo o tempo, sem que sejam devidamente explicados. O intuito é que, após essa lição, os alunos passem a ser mais reflexivos quanto à qualidade de sua vida espiritual. É preciso que o estudo como um todo seja compreensível, interessante e agradável, para que os adolescentes entendam e decidam naturalmente, colocá-lo em prática no seu cotidiano. Com certeza, o Espírito Santo contribuirá grandemente para que os resultados seja satisfatórios a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para Refletir:

"Ao agirmos baseados nos propósitos divinos, não existe possibilidade de fracasso. Em todo tempo, as maiores vitórias do povo de Deus foram conquistadas quando este estava em 'sintonia' com o Mestre!"